Sala de jantar na varanda!

Quando mudamos pra cá, vimos que a varanda ocupava grande parte da nossa sala. Se ela continuasse fechada, não teríamos como aproveitar 100% do espaço dela, que já é um pouco limitado!
A solução só veio depois de ver muuuuitas revistas de decoração! Resolvemos tirar a porta que separava a sala da sacada e fizemos uma coisa só, tipo uma sala ampliada!
Como isso implica em um trabalho meio pesado, o orçamento ia nas alturas e por isso decidimos ajudar o pedreiro. No começo isso parecia uma loucura e a gente não sabia nem por onde começar, mas depois de algumas aulinhas com o pedreiro responsável, ficamos confiantes em fazer.
O mais difícil foi tirar a bendita sacada, aquilo não saía por nada nesse mundo e acabamos ficando até às 23hrs tentando – acho que alguns vizinhos ainda odeiam a gente por isso – mas no fim deu tudo certo!
Hoje percebemos que seria impossível ter uma sala pequena como era antes, e agora o melhor de tudo é que incorporamos essa vista linda em todas as nossas refeições!
Para decorar, quem entrou em cena mais uma vez foi o Meu Móvel de Madeira! Essa mesa linda é de lá e a melhor parte é que ela pode ficar assim, com 4 lugares, ou expandir para uma mesona de 6 lugares, que cai como uma luva quando chamamos os nossos amigos para jantar. As cadeiras também são de lá e deu para perceber que amamos misturar o preto com amarelo, né? hahaha.
Para dar mais cor e vida à antiga sacada, colocamos esse jardim vertical, também da MMM! Nossa sala ficou muito mais alegre e florida <3
Esse foi mais um ambiente da nossa casa que amamos! E vocês? O que acharam dessa nossa solução para o pouco espaço da sala?

Ps: Se quiser ver mais dicas de decoração, é só curtir a página do Meu Móvel de Madeira. Lá tem muitaaa coisa legal! 😀

Ps2: Aproveita e curta a página do Dele e Dela também!

Ps3: Vale lembrar que esse tipo de obra pode mexer na estrutura do apartamento e por isso deve ser aprovado em conselho pelo condomínio e também por um engenheiro ou arquiteto que deve acompanhar a obra com a presença do pedreiro, como foi no nosso caso.

Atualização: Na época que finalizamos essa reforma ainda não estava em vigor a norma 16.280 da ABNT que estabelece novos processos para obras em edifícios, então se você pretende fazer uma reforma, vale se informar mais sobre suas novas obrigações.

IMG_2182

IMG_2206

IMG_2232

IMG_2235

IMG_3506

IMG_5470

IMG_5212

IMG_5478

IMG_5464

IMG_5215

IMG_5496

IMG_5482

IMG_5508

IMG_5506

IMG_4119

Deixe seu comentário

32 comentários

  1. Ana Gabriela Pantoja comentou emmaio 21, 2014

    Ficou lindo, vocês são bem criativos!

  2. Jéssica Ambrósio comentou emmaio 21, 2014

    Ficou lindo! Muito legal essa parte de vidro também, nunca tinha visto sanfonado desse jeito.

  3. Bruna Marcela comentou emmaio 21, 2014

    aaai ficou sensacional! Adorei a decoração com as flores, ficou aconchegante!

    Beijos

    1. Helen Rodrigues Rodrigues respondeu Bruna Marcela emmaio 21, 2014

      Lindooo

  4. Ana comentou emmaio 21, 2014

    Ficou mto bonito mesmo, parabéns!!!!! certamente seus vizinhos ainda odeiam, barulho as 23h é sacanagem!!!
    o Sol nao vai estragar a mesa e as cadeiras?

    1. deleedela respondeu Ana emmaio 21, 2014

      Obrigada Ana.
      Então, no dia dia colocamos um forro de mesa. Mas estamos providenciando a cortina! 😀

  5. Camila Lacerda comentou emmaio 21, 2014

    Super inspiração voces são sabiam? <3
    Super amo vir aqui e ver decor de voces, parabens :)

    http://www.chadecalmila.com

  6. Carol comentou emmaio 21, 2014

    Gente que lindo, vcs são uma inspiração!! Comecei a acompanhar o blog de vcs recentemente e vcs são uns fofos, continuem sempre assim!!
    Como que vcs coloram aquele vidro na varanda?? ficou lindo!!!

    1. deleedela respondeu Carol emmaio 21, 2014

      Oii Carol, muito obrigada!! Seja sempre bem vinda por aqui :)

      Então, esse vidro mandamos fazer numa vidraçaria aqui em SP, várias empresas fazem, fica lindo né!? <3
      beijos

  7. Nayhara comentou emmaio 21, 2014

    Ficou tudo muito lindo!!! A cada dia me encanto mais pelo blog.

  8. Isabella comentou emmaio 22, 2014

    Ficou ótimo, mas tenho uma perguntinha: de onde é a luminária preta (com quatro luzes) da sala?

  9. Natália Lopes comentou emmaio 22, 2014

    Essa cortina de vidro de vocês foi de onde? Custou muito caro?

  10. Nathali comentou emmaio 22, 2014

    ficou excelente!

  11. Lauren Cherry comentou emmaio 22, 2014

    Ficou lindo! Lugar único e aconchegante. :) Não ia mais querer sair de casa.

  12. Lilian comentou emmaio 24, 2014

    Olá casal! Entro aqui de vez em quando para saber de vocês! Nunca comentei mas dessa vez não resisti! O apê de vocês está incrível! Cada móvel, parede detalhe escolhidos com tanto carinho que não podia ter outro resultado do que ser a cara de vocês (simpático, prático sem deixar de ser chique apesar de rústico). Amei tudinho! Mas no lugar do jardim vertical eu acredito que uma hortinha vertical seria mais a cara de vocês (além de prático daria ainda mais um ar rústico sem pensar em um aroma misturado. Pra quem nunca escreveu já me prolonguei demais e até dei pitaco! Risos! Beijos

  13. Ludiana comentou emmaio 25, 2014

    Isaa, não sei se você conhece, mas achei esse blog : “http://upcycledtreasures.com” e achei a cara de vocês! Ela ensina a fazer umas coisas fofinhas e baratas pra casa, dá uma olhada! Bjjj

  14. Renato comentou emjun 10, 2014

    Olá, cheguei no post de vocês por uma indicação e não posso deixar de comentar rapidamente sobre o trabalho que vocês fizeram. Acho muito corajoso vocês encararem fazer tudo isso sozinhos, mas acho que isso não deve ser encorajado de forma alguma. Sou arquiteto, e já fiz essa união de sala com varanda várias vezes, mas isso tem que ser SEMPRE acompanhado por alguém com conhecimento técnico. Hoje, inclusive, a lei exige que se entregue um documento de responsabilidade técnica para o síndico do prédio que quem pode fornecer é o arquiteto ou o engenheiro. A parede de tijolos ficou muito bonita, mas ela também exige análise responsável. Essas mudanças todas criam um sobrepeso muito grande à estrutura da construção, e dependendo do sistema construtivo, este sobrepeso pode oferecer riscos à integridade do prédio.
    Vocês deram sorte, porque parece que está tudo bem. Mas se vocês querem conversar com um grande público, devem se responsabilizar pelo tipo de conteúdo que criam. Já temos exemplos muito famosos de blogueiras fitness que se metem em confusão por acharem que seus conteúdos são inofensivos.
    Boa sorte para vocês na casa nova.

    1. deleedela respondeu Renato emjun 10, 2014

      Olá Renato, tudo bem?
      Nós temos conhecimento sobre todo procedimento necessário para a realização da obra na varanda, tanto que esse tipo de reforma já foi aprovado pela construtora do edifício, além de aprovada em conselho aqui no condomínio. O mesmo acontece com a parede de tijolos, existem 2 tipos de planta no nosso prédio e a outra opção já conta com essa parede, por isso essa benfeitoria já foi prevista pela construtora. Ambas reformas foram comunicadas e liberadas pelo síndico.
      Vale lembrar também que a obra foi finalizada antes de 18/04/2014, dia que entrou em vigor a nova norma 16.280 da ABNT que exige novos processos.
      Mesmo assim, como somos muito preocupados com essas coisas, a obra foi liberada e acompanhada pelo meu padrasto, que é engenheiro, além do pedreiro responsável. Fomos apenas os ajudantes embaixo da batuta dos dois.
      Não apoiamos de maneira alguma a realização de obras sem acompanhamento profissional, apenas mostramos aqui que acompanhamos e ajudamos a deixar nosso apartamento com a nossa cara.
      Entendemos e apoiamos a sua preocupação, aproveitamos o seu contato para atualizar essa publicação com maiores esclarecimentos de como foi feita a obra e também alertamos para essa nova norma em relação às obras em edifícios.
      Muito obrigado pela sua mensagem e volte sempre aqui no blog!
      Abs,
      Felipe e Isabela

  15. Adriana comentou emago 9, 2014

    Olá,

    estou buscando um apartamento para comprar eu gostei muuuito do apartamento de vocês! gostaria de saber o nome do edificio e qual a rua do prédio?!

    parabéns pelo lindo blog!

    beijos

  16. Mariana Pires comentou emset 8, 2014

    Olá!

    O apartamento de vcs é lindo demaisss!
    Poderia dizer onde compraram as plantas do jardim vertical?

    Bjs!

  17. Amanda comentou emset 18, 2014

    Oi! Conheci o blog de vocês hoje e estou encantada! Morei em SP por 2 anos e meio e depois de ver vários posts de vocês, acabei reconhecendo a vista, vocês moram no Times? Li em algum post que se apaixonaram pelo hall assim que o viram, mas jamais ia imaginar que seria o mesmo hall que eu e meu marido também nos apaixonamos! Esse mundo é realmente muito pequeno 😀

  18. Natália MR comentou emjul 3, 2015

    Olá boa tarde, retirar a porta balcão não é alteração de fachada? Tenho uma sacada meio grande e gostaria de retirar a porta também, para deixar a sala mais ampla e tal. No meu prédio já foi aprovado o fechamento da sacada e colocar persiana também. obrigada

  19. Andrea comentou emset 13, 2015

    Olá! Gostaria de saber qual a cor da madeira vcs escolheram para o jardim vertical: nogueira ou jatobá? Penso em comprar e tenho dúvidas da real cor do material nas fotos do meu móvel de madeira. Desde já agradeço! Andrea

  20. Fernando Pio Cartaxo comentou emout 22, 2015

    Prezados,
    acabei de fechar a varanda de meu apartamento (tudo aprovado conforme condominio) porém não sei o que fazer com a parte que separava a varanda e a sala. Qual destino voces deram a porta de correr de vidro?

    1. deleedela respondeu Fernando Pio Cartaxo emout 22, 2015

      Oii Fernando, foi difícil a gente desfazer também hahaha .Mas demos para o nosso pedreiro :) Ele usou na casa dele.

      beijos

  21. Marceline comentou emabr 17, 2016

    Qt foi a mesa???

  22. Patrícia comentou emjul 2, 2016

    Oi, casal. Meu namorado e eu estamos pretendendo unir a sala e a sacada, mas a sacada é gourmet e tem a churrasqueira. Como não exalar o cheiro para a casa…. Será que colocamos uma porta dessas de película de vidro para situações como essas? Vocês têm alguma dica?

    Obrigada e um abraço.

  23. Daynne comentou emjul 26, 2016

    Estaca com uma duvida se ia deixar minha “varanda”como varanda.mas vi o q fizeram e achei incrivel ja que acho que a varanda seria pouco ultilizada, so ia juntar poeira.o problema e quando pessoas ficam interferindo no que agente quer #SACO agora sei que sala de jantar e o melhor pra mim e claro.